Por que tratar osteoporose?
O tratamento da osteoporose é fundamental para prevenção de fraturas, as quais podem levar a incapacidades e têm uma alta mortalidade.
-
Ocorrem cerca de 9 milhões de fraturas por ano em todo o mundo devido osteoporose, e muitas dessas (principalmente as vertebrais) são silenciosas (ou seja, não causam dor);
-
Após fraturas de quadril, 40% dos sobreviventes não conseguem andar sem ajuda e 80% ficam dependentes para realizar, pelo menos, uma atividade de vida diária.
Quem deve tratar osteoporose?
- Adultos que já tiveram fraturas por traumas de baixo impacto (ex.: queda da própria altura), principalmente em quadril, vértebras (coluna), braço ou punho;
- Adultos com densitometria óssea sugestiva de osteoporose
E quando a densitometria óssea deve ser realizada?
- No Brasil, esse exame é recomendado em todas as mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos, assim como em mulheres > 40 anos ou homens > 50 anos que tenham fatores de risco para osteoporose.
Quais os fatores de risco para osteoporose?
- Idade;
- Baixo peso;
- Tabagismo;
- Etilismo;
- Fratura prévia;
- História familiar de osteoporose ou fratura de quadril;
- Alguns medicamentos, como os corticoides;
- Doenças como diabetes e artrite reumatoide;
- Má absorção ou baixa ingesta cálcio;
- Deficiência de vitamina D.
Como tratar a osteoporose?
- Existem medicamentos específicos que diminuem a perda de massa óssea, que podem ser tomados através de comprimidos - semanais ou mensais - ou injeções - semestrais ou anuais.
- Além disso, é importante que a ingesta de cálcio da dieta seja adequada. Caso não seja podem ser usados suplementos de cálcio.
- A vitamina D também deve estar em níveis suficientes e deve ser suplementada caso não esteja - geralmente recomenda-se que esteja >30 para portadores de osteoporose.